Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curso de alemão

Algumas pessoas já me perguntaram como funcionam os cursos de alemão na Alemanha. Posso responder por Berlim.

O parâmetro de níveis de aprendizado da língua é o utilizado em toda a Europa, que divide-se nos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2. Esses níveis são divididos em módulos nas escolas de idiomas, considerando a medida de tempo de semanas. Ou seja, um turista que queira fazer apenas três semanas do nível A2 numa escola em Berlim, pode contratar as aulas do período.

Em geral, cada módulo tem a duração de oito semanas, quando este for intensivo. O visto de estudante só é concedido nessa categoria: intensivo, diurno e com 20 horas semanais, no mínimo.

Você, brasileiro, pode entrar no país como turista e, querendo ficar 6, 8 ou 12 meses como estudante, é só fazer a matrícula num curso intensivo pelo período equivalente que quer ficar e apresentar a papelada restante no Ausländerbehöder da cidade em que mora na Alemanha. Mais informações, aqui.

Eu estudei na Tandem até o nível B2 e agora farei o C1 numa VHS (Volkshochschule), escola subisidiada pelo Estado onde é oferecido o curso de integração obrigatório para estrangeiros que já tenham três anos no país e que desejam permanecer, obtendo o visto de permanência.

Eu fiz até o B2 numa escola privada por escolha, para estar com pessoas que queriam aprender e não estavam fazendo por obrigação. Contudo, turmas ruins numa VHS (número de participantes, material, estrutura, professores e interesses) é uma questão de azar mesmo. Não conheço ninguém que tenha feito curso lá e não tenha gostado. Agora é a minha vez.

Bons estudos!

Nenhum comentário: