Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Genitivo - Genitiv

(atendendo a pedidos. um só, na verdade. rs)

Além do acusativo e dativo, existe a terceira declinação do alemão. Ela parece difícil à primeira vista, mas não é. Essa declinação indica a posse de algo, quer dizer, quem tem a posse do que na frase. Também existem preposições que só funcionam com o genitivo. Vou colocar um de cada vez aqui.

Os artigos no genitivo ficam assim:
DER - DES
DIE - DER
DAS - DES
DIE - DER 

EIN - EINES
EINE - EINER 
EIN - EINES
(e assim se comportam os pronomes possessivos: meines, deiner, unseres...)

No masculino e neutro, o substantivo a que o artigo/pronome genitivo se refere recebe "s" ou "es"no final. No feminino e plural, o substantivo permanece igual.

Abaixo, algumas preposições que pedem genitivo:
Trotz
Wegen
Während
(An)statt

Uso:
Quando se quer dizer:
O filho da vizinha - Der Sohn der Nachbarin.
O carro do meu marido - Das Auto meines Mannes

Atenção: o genitivo no alemão não funciona como no inglês.

Com as preposições:
Por causa do tempo - Wegen des Wetters
Apesar do fim - Trotz der Endung.
Durante a guerra - Während des Kriegs
Ao invés do meu apartamento - Anstatt meiner Wohnung

Exceto pelo correto uso das preposições, o genitivo não é muito usado nas ruas. Os alemães costumam usar mais o dativo nestes casos. Ex:
Der Sohn von der Nachbarin
Das Auto von meinem Mann

Apesar de não estar errado, é mais bonito e elegante aprender a usar o genitivo. E até mais fácil. ;)

Aviso: Pessoas, por eu não estar acostumada a digitar em alemão, muitas vezes, comento erros de digitação que podem ser confundidos com gramaticais, ou simplesmente, porque eu copio e colo de um lugar para o outro. Nesses casos, peço desculpas. E para quem conseguir identificar os erros, peço que envie um comentário indicando a correção. Não sou nenhuma expert em alemão e posso facilmente cometer erros. Não há problema algum em chamar a minha atenção para o erro, viu?

4 comentários:

Sam e Drica disse...

Adorei seu blog, estou aprendendo alemao aqui em berlin faz um Mês e seu blog me ajuda bastante! Oh lingua dificil essa! Mas já estou aprendendo a gostar!

Danke schön!

Eve disse...

Olá Sam, sou de Berlin tb. E baiana. Olha quanta coisa boa junta? rsrsrs
Entre em contato.
Bjs!

Ana Laura disse...

Muito boa as dicas! é o Genitivo é mesmo mais facil do que eu pensava. Eu q tava complicando demais!! Sò tenho um probleminha q é saber quais proposiçoes devem se usar, pois sao tantas. Mas ja tô aprendendo. Ah vale lembrar tbm para quem esta começando, q nao se começa frases com o genitiv né!? Danke schön!!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!