Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

domingo, 21 de novembro de 2010

Como ler em alemão

Quem está estudando alemão, além dos exercícios dos cursos, precisa também se acostumar a ler em casa, ler durante as aulas, ler, simplesmente.

Dependendo de cada nível, os textos podem começar bem simples e passar para reportagens sobre política, economia, ciência, astronomia... Eu ainda não cheguei nessa parte. Não consigo ler Der Spiegel, por exemplo (que tem um formato parecido com a Revista Época, no Brasil, mais com conteúdos ainda mais elaborados). Eu comecei lendo resumo de filmes em revistas de programação da TV, porque queria entender o que eu ia tentar assistir. rsrs

Existem, principalmente, duas coisas muito importantes na leitura. A primeira: não pare a leitura toda vez que você encontrar uma palavra desconhecida. E a segunda: sempre que possível, leia em voz alta.

Então, você tem a seguinte situação:
1. Um texto sobre um assunto que te agrade (resumo de filme, contos de fadas, notícias curtas de jornal, cartas de amor, ingerdwas/whatever).
2. Leia a primeira vez em silêncio.
3. Grife as palavras que você não conhece. Deixe para ver o significado depois de terminar a primeira leitura.
4. Tente extrair a ideia central/ contexto ou do texto todo, caso ele seja pequeno, ou de cada parágrafo. É importante que entenda o que está escrito, sem precisar da ajuda do dicionário.
5. Terminada a primeira leitura, procure as palavras desconhecidas no dicíonário.
6. Volte ao texto e verifique se o que você entendeu estava certo. Muitas vezes estará, tenha certeza.
7. Faça uma nova leitura em voz alta para você poder se ouvir falando. No início, você perceberá que lerá sem fazer pontuação e embolando a pronúncia de algumas palavras. Com o tempo, você aprenderá a pontuar corretamente. Por isso, é importante ler em voz alta.
8. Se for preciso, leia uma terceira vez.

Quanto mais leituras acontecerem, mais automático ficará o processo. Até que, você nem precisará mais usar o dicionário para descobrir significados, pois será induzido a descobrir sozinho pelo contexto do artigo que lê.

Boa leitura!

5 comentários:

Felipe de Souza - Psicologo disse...

Olá!

Gostei mto do seu blog !!!

Parabensss!!!

Continue nos dando dicas, ok?

Abraços

Reginaldo Nepomuceno disse...

É bem isso... Com as férias do curso, vou precisar ler ainda mais pra não enferrujar. E pra assistir vídeos, você conhece algum método?

Eve disse...

Oi Felipe, obrigada!

Reginaldo, vou pensar sobre isso e publicarei no blog. ;)

Bjs!

Unknown disse...

Esse blog é pérola rara para mim. Acabei de encontra-lo. Vou voltar sempre.


joão batista

Ruben Moreira Leon disse...

Muito obrigado .. é deveras sensacional.. Estou a estudar alemao ainda no secundario e esta lingua fascina me :) Adorava visitar a Alemanha , seria um sonho!!

Muito bom trabalho, continua assim!

Força :)