Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Alfabeto - Das Alphabet

Além das letras que conhecemos, existem: ä, ö, ü (que representam, respectivamente os fonemas: ae, oe, ue) e o beta grego ß (que substitui em algumas palavras o "SS").

Em alguns casos, quando não há possibilidade de usar o trema (em alemão: Umlaut), como em endereços de sites e e-mails, é possível usar os fonemas. Ex. Möbel ou Moebel.

O teclado do meu laptop é internacional, por isso não tenho essas letras do alfabeto alemão. Com as vogais, só preciso adicionar o trema, porém, palavras com o ß são escritas com o "SS". Eu posso escrever assim? Posso. Mas, a pronúncia de algumas dessas palavras muda de acordo com a extensão do som, eu posso fazer um "SS" mais curto ou mais longo. Só que isso é complexo pra mim, então, nem vou me alongar nisso agora. Se alguém quiser explicar nos comentários (Jane?), fico feliz.

São 30 letras:

A - "a"
Ä - "ae"
B - "be"
C - "tse"
D - "de"
E - "e"
F - "ef"
G - "ge"
H - "haa" (rá)
I - "i"
J - "iot"
K - "kah"
L - "ell"
M - "emm"
N - "enn"
O - "o"
Ö - "oe"
P - "pe"
Q - "qu" (não é para rir)
R - "err"
S - "ess"
ß - "ess-tset"
T - "te"
U - "u"
Ü - "ue"
V - "fau" (palavras com "v" ficam com o som do "f" brasileiro - Vögel fica "foegel")
W - "veh"
X - "iks"
Y - "ypsilon"
Z - "tset"

Um comentário:

beijodepracinha disse...

se nao me engano...

ß vem depois de vogais longas e ditongos. (Straße, Fuß, Gruß, Soße, heiß, draußen)

ss vem depois de vogais curtas. (Kuss, lassen, essen)

o f*** para nós brazucas é identificar qdo a vogal é longa ou curta. isso só com o tempo e a prática.

e pra baguncar o coreto, rola um movimento de reforma gramatical para acabar com o ß. já viu "Strasse" com ss em algumas estacoes de u-bahn? eu já. se mudar mesmo, beleza. tudo fica mais simples para nós. ss e ponto. mas enquanto nao muda, fica essa valsa ao som de samba.

e pra baguncar mais um pouco o coreto, o "s" as vezes tem som chiadinho de carioca. é qdo ele antecede uma consoante em inicio de frase (Strand, sprechen, stehen, Spaß).

mas jane, e o Frühstück? Com s no meio da palavra? pois é. Früh + Stück. como aufstehen (auf + stehen) e por aí vai.

capice?