Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Verbos modais - Modalverben

Assim como no inglês, alemão também tem verbo modal.

Os mais usados são:
Können (poder)
Sollen (dever)
Dürfen (permitir)
Müssen (ter que/ precisar)
Mögen/ Wollen (querer/gostar)

O verbo modal é usado, geralmente, com outro verbo, o principal.

Ich kann nach Berlin fahren - Eu posso ir para Berlin.
Obs: fahren é um verbo usado para indicar que se vai a algum lugar de carro, de metrô, de ônibus etc.

Du solltest Deutsch lernen
- Você deve/deveria aprender alemão.
O verbo sollen é usado apenas quando uma pessoa quer dar uma ordem ou um conselho para alguém. De alguém para um terceiro. Nunca de si para si mesmo.

Ich muss zum Supermarket gehen - Eu preciso/ tenho que ir ao supermercado.

Darf ich hier rauchen? - Posso fumar aqui?
O verbo dürfen é usado sempre que for necessário pedir permissão para fazer alguma coisa.

Er will ein Haus kaufen - Ele quer comprar uma casa.

Alguns dos verbos modais são irregulares. Para saber a forma correta de conjugá-los, sugiro fazer a busca do verbo neste site: http://conjd.cactus2000.de/

Por hoje é só, pessoal!

5 comentários:

Unknown disse...

Na minha enorme ignorância sobre a língua alemã, o pior a primeira vista é a pronuncia, maaaan, eu não saberia por onde começar, mas adoraria aprender!
Vc sabe de algum site que ajude na parte oral?

beijooooo

P.s.:Obrigada pela visita, achei seu blog fantástico!

Eve disse...

Oi Karine,

No site da Deutsch Welle tem muito áudio para estudantes de alemão!
Obrigada pela visita, tb gostei do seu.

bjs

Unknown disse...

Oi, você sabe onde posso arranjar mais listas de exercícios para praticar os verbos modais?
Obrigada
Katarina

xs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernandet_bloise disse...

Eu estudo numa escola alemã e esse blog me ajudou muito (tava que nem doida estudando para o provão)! Danke schön:)
Uma curiosidade: onde vc aprendeu a lingua alemã?