Esse blog foi e está sendo criado para apoiar o meu aprendizado de alemão. Não proponho método nenhum, até porque, não sou professora. Só quero compartilhar algumas dicas que, acredito, facilitam o entendimento dessa língua difici.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dica de Leitura

Para aprender alemão, não basta estudar gramática, vocabulário, ir a um curso. É preciso arriscar um pouco mais além disso, em conversas, na padaria, assistindo a um programa de TV, lendo pequenas notícias em jornais, até a coisa ir crescendo, crescendo e você poder parar em um livro.

Eu comecei assim. Ganhei um livro infantil destinado às primeiras leituras, com histórias curtas e simples. Assistia, e ainda assito, desenhos. Compro aquelas revistas com a programação da TV e vou ler sinopse de filmes, uma coisa que adoro. Depois, passo para os filmes na TV, escolho aqueles que tem a opção de legenda (Der Untertitel), que me interessam e vou até o fim. Se estou entendendo a história, a sequência de cenas, diálogos importantes e o fim, está pefeito. Melhor ainda se puder assistir um filme que já tenha assistido no Brasil.

Atualmente, estou lendo um livro do escritor infanto-juvenil (seus livros são destinados a crianças entre 12 e 14 anos), o Monteiro Lobato alemão, Erich Kästner. O título é Emil und die Detektive (Emil e os detetives). O livro tem 171 páginas. É uma leitura leve, interessante e divertida. É a história de um menino que mora com a mãe no interior e vai para Berlin sozinho visitar a tia e a avó. Ele leva consigo uma quantia em dinheiro para entregar a avó e, no meio do caminho, perde o dinheiro. O desafio dele e dos "detetives" é encontrar o dinheiro. A ação se passa toda em Berlin, o que é mais interessante. O livro foi escrito em 1929.

Muitos livros dele viraram filmes. Você pode ler o livro e depois assistir ao filme, ou ver o filme e depois ler o livro. ;)

Mais livros desse autor:
Pünktchen und Anton
Das fliegende Klassenzimmer
Emil und die drei Zwillinge
Der 35. Mai
Die Konferenz der Tiere
Das doppelte Lottchen
e muitos outros.

Divirta-se! Viel Spass!

9 comentários:

Luisa disse...

Olá Eve!
Você pode dizer quais desses livros viraram filmes? acho que vou fazer o caminho inverso filmes e depois livros...e pode indicar um livro beeeeem facinho, eu ainda estou engatinhando no alemão.

Sempre leio o seu outro blog, é muito divertido!
abraços
Luísa

Luisa disse...

Olá Eve!
Você pode dizer quais desses livros viraram filmes? acho que vou fazer o caminho inverso filmes e depois livros...e pode indicar um livro beeeeem facinho, eu ainda estou engatinhando no alemão.

Sempre leio o seu outro blog, é muito divertido!
abraços
Luísa

Live from Germany disse...

Menina, blog novo?? Que legal!!
Parabéns pelo seu empenho! Forca no seu aprendizado! Nesse passo, daqui a pouco vc vai estar falando alemao melhor que eu que já estou aqui a 8 anos!
:-9
bjs

Eve disse...

Oi Luísa,

Os livros que viraram filmes foram:
Pünktchen und Anton
Emil und die Detektive
Das fliegende Klassenzimmer
Das doppelte Lottchen (animação)

Livros fáceis:
Qualquer livro de primeiras leituras para crianças. Nas prateleiras eles separam assim: primeiras, 6-9 anos, 9-12 anos, 12-14 anos, juvenil, ou coisa parecida.
Vc já mora na Alemanha?

Que bom que gosta do meus blogs. :)

Beijos!

Luisa disse...

Olá Eve, obrigada pelas dicas!
Eu chego em Munique dia 28 de agosto, a idéia é aprender alemão e passar um tempo fora da minha zona de conforto, me desenvolvendo mais como ser humano...rs
Tenho muitos amigos alemães então acho que será mais fácil me adaptar! wish me lucky! :P

Beijos
Lu

Eve disse...

Humm, muito bom, Luísa.
Claro que desejo boa sorte! E muitas outras coisas boas! rs
Bjs!

Unknown disse...

Hallo Eve!

Estou adorando seu blog! Descubri por acaso, quando estava procurando pelo livro de Erich Kästner para um trabalho da faculdade. Você sabe onde posso encontrar (Emil und die Detektive) já o procurei em quase todas livrarias.

Abraços!

Eve disse...

Olá Tatiana,
Que bom que gostou.
Infelizmente, não sei aonde encontrar no Brasil (se vc está no Brasil), pois comprei o meu em Berlin, onde moro e em qualquer grande livraria se acha.
Já tentou em escolas de idiomas? Às vezes, eles têm exemplares para vender.
Abraços!

Unknown disse...

Oi, Eve!

Já procurei nas grandes livrarias e nas escolas de idiomas não tem pra vender, só emprestam...
De qualquer forma obrigada pela informação.

Abraços!